Você sente a sensação de inchaço, principalmente na região estomacal após as refeições?
Pode ser por falta de enzimas digestivas.
A sensação de inchaço, principalmente na região estomacal após as refeições, pode ser por falta de enzimas digestivas.
Elas podem ser produzidas naturalmente pelo corpo ou ingeridas a partir da alimentação, assim acelerando as reações químicas do organismo.
Existem várias enzimas e cada uma trabalha na decomposição de diferentes substâncias dos alimentos, mas há três tipos especialmente importantes: a lipase, a amilase e a protease.
- Lipase responsável pela quebra das gorduras os lipídios, transformando-os em ácidos graxos e glicerol.
- Amilase função de quebrar os carboidratos, mais especificamente o amido, transformando-o em maltose e glicose.
- Protease, assim como a bromelina, é uma enzima que quebra as proteínas, promovendo a melhor absorção desse macronutriente no organismo.
Uma baixa produção de enzimas pode ocasionar problemas diversos, como síndrome do intestino permeável, supercrescimento bacteriano, intolerâncias alimentares, inflamações intestinais, baixa acidez estomacal e causar desconforto como gases, inchaço, diarreia ou constipação.
Fontes naturais de enzimas
Certos alimentos contêm enzimas digestivas, incluindo: Abacate; Banana; Gengibre; Kefir; Kiwi; Manga; Mamão; Abacaxi; Chucrute.
Complementar sua alimentação com alguns desses alimentos pode ajudar na digestão.
A suplementação com enzimas digestivas também é recomendada quando seu corpo está com nível baixo.
Enzimas específicas servem para finalidade específicas, o profissional nutricionista vai auxiliar você identificar quais alimentos tem dificuldade para digerir e qual será a melhor estratégia a ser utilizada.
Se você gostou desse conteúdo compartilha o link com algum amigo, vamos ajudar mais pessoas a melhorarem a saúde e qualidade de vida.
Nutricionista Dra. Carolina Crozeta